A Gestão de Redes Sociais e o Marketing de conteúdo estão gerando uma revolução no marketing digital.
Certamente, uma das etapas fundamentais para que uma estratégia de marketing seja eficiente e traga resultados, é a criação de conteúdos que agregam valor e que sane todas as dores dos leads.
Se pararmos para refletir, tudo está em torno do conteúdo, é ele o responsável por toda a estratégia e é ele que fará toda a diferença para se destacar dos concorrentes.
No entanto, no meio deste cenário, podemos encontrar o marketing de conteúdo e a gestão de redes sociais, mas quais são as diferenças? Tudo é conteúdo? Qual o objetivo de cada ação e qual o melhor para a indústria?
Antes de tudo, separamos algumas informações e dicas que ajudarão no processo da estratégia! Continue a leitura e saiba mais! 😊
O que é e como funciona o Marketing de Conteúdo?
É uma estratégia que visa construir relacionamento ao promover conteúdo relevante e de valor para os seus clientes, costuma abordar um problema e fornecer a solução, além de alcançar clientes em potencial com informações relevantes.
Isso pode acontecer por meio de uma variedade de canais diferentes, por exemplo: e-mail, redes sociais, materiais impressos, conteúdo de blog, e-book, vídeo ou podcasts, o importante é alcançar clientes em potencial com informações relevantes.
Observação: algumas empresas pensam que seus esforços de marketing de conteúdo não estão funcionando porque não são consistentes.
Quando se trata de marketing de conteúdo, você precisa ter uma visão de longo prazo para ter sucesso.
Vantagens:
Aumento do tráfego pago: estudos apontam que 80% dos usuários da internet utilizam o Google para fazer buscas de produtos, serviços e informações em geral.
Além disso, pesquisas relatam que as empresas que adotam a estratégia de Marketing de Conteúdo têm 1,3 mais visitas e geram 1,4 mais leads.
Isso prova que estar entre os primeiros resultados do Google, que geralmente são os mais acessados, é a grande oportunidade de aumentar o tráfego do seu site e conquistar novos leads.
Usa a ciência comportamental:
O marketing de conteúdo usa a ciência comportamental para entender e influenciar o comportamento humano, o que pode resultar em campanhas de marketing mais eficazes.
Melhora as taxas de conversão de leads: uma vez que quando o seu público vê o seu conteúdo, há uma maior probabilidade de adquiri-lo no futuro.
O conteúdo criado permite à audiência oferecer a informação necessária, influenciando a conversão.
Desvantagens:
Resultados a longo prazo:
A estratégia pode levar mais tempo para mostrar resultados, porque muitas vezes se concentra na mudança de atitudes e comportamentos a longo prazo, o que pode ser um desafio para medir e rastrear.
Público limitado:
O marketing de conteúdo geralmente é direcionado a uma população ou grupo específico, o que pode limitar o tamanho do público e o potencial de mercado.
Estratégias complexas: são ações que envolvem uma compreensão profunda do público-alvo, da questão social que está sendo abordada e dos comportamentos que precisam ser alterados.
O que é e como funciona a gestão de redes sociais?
Já esta estratégia está atrelada às plataformas de mídia social, como por exemplo: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter etc.
Ao mesmo tempo que para alcançar o cliente em potencial para vender qualquer produto e seu foco principal é o marketing e a gestão de marketing.
O objetivo é criar consciência de marca / serviço entre os potenciais consumidores. O marketing de mídia social depende do envolvimento do marketing de mídia social, análise de vendas feitas, visualizações, etc.
Vantagens:
Custo-benefício:
Pode ser muito econômico porque não requer publicidade cara ou compras de mídia.
Amplo alcance:
As redes sociais têm inúmeros usuários, o que permite alcançar um público amplo e aumentar o reconhecimento da marca.
Marketing direcionado:
Com a finalidade de encontrar clientes , é possível encontrar dados demográficos e comportamentais detalhados sobre os usuários, o que possibilita segmentar públicos específicos e aumentar a eficácia das campanhas de marketing.
Desvantagens:
Saturação excessiva:
De fato, com tantas marcas usando a gestão de redes sociais, pode ser um desafio se destacar e capturar a atenção de clientes em potencial.
Feedback negativo:
As plataformas fornecem um espaço, conhecido como comentário, em que os clientes expressam suas opiniões, o que pode resultar em feedback negativo e danos à reputação de uma marca e uma possível gestão de crise.
Mudando rapidamente: as redes estão mudando e evoluindo rapidamente, o que pode dificultar o acompanhamento das melhores práticas e adaptar as estratégias de marketing às novas tendências e recursos.
Afinal, qual a conclusão sobre as estratégias?
O marketing de conteúdo e a gestão de redes sociais estão intimamente interligadas e semelhantes em alguns aspectos.
No entanto, eles também são diferentes de outras maneiras, como listamos acima.
Em conclusão, as empresas precisam de ambos para serem bem-sucedidas. A gestão das redes sociais pode ajudar com tudo, desde SEO até monitoramento de marca. Por outro lado, você não pode ignorar o marketing de conteúdo para fazer vendas.
Se você ainda tem dúvidas sobre qual o melhor caminho para a sua indústria, basta entrar em contato com o nosso time! Esperamos que tenham gostado, até mais!