Você já parou para pensar que se a sua empresa está inserida no marketing digital, isso significa que você está constantemente cercado por riscos que podem ocorrer a qualquer momento?
Isso acontece ainda mais no cenário atual da era digital, em que todos estão conectados e há oportunidades de acontecer um imprevisto.
Sendo assim, toda e qualquer empresa está sujeita a vivenciar uma gestão de crise, por isso é muito importante que haja planejamento e a execução de boas práticas no gerenciamento de uma crise, pois são estas estratégias que irão interferir e mudar a maneira de como os consumidores enxergam a marca e consomem seus produtos.
O que você pode fazer quando uma crise se instala no seu negócio? Como você pode evitar problemas futuros? Continue a leitura para se aprofundar no tema! 😊
O que o mercado brasileiro tem comentado sobre as crises?
Segundo o Globo, em menos de dois meses, marcas conhecidas dos brasileiros como Americanas, Oi, Tok&Stok, Livraria Cultura, Light, Lojas Marisa e outras entraram recentemente em uma gestão de crise. Entretanto, quais foram os motivos que geraram a crise? Juros altos, atividade econômica em ritmo fraco e problemas de gestão levaram várias empresas brasileiras a entrarem em crise neste ano de 2023.
Como reagir a uma gestão de crise?
Diante de um cenário de crise, que pode colocar em risco o trabalho de anos, é crucial que empresários e gestores adotem boas estratégias de gestão de risco, que sejam capazes de reduzir os impactos da crise na empresa e garantir a sobrevivência do negócio.
O gerenciamento de crises é o processo de recuperação de incidentes que podem prejudicar sua marca. Os incidentes podem se originar de experiências pessoais ou virtuais, mas causam rebuliço online de qualquer maneira.
Por que é importante ter um plano de gerenciamento de crise?
Como as coisas acontecem rapidamente no online, as empresas devem desenvolver um plano de gerenciamento de crise antes que ocorra um incidente, para que a equipe possa responder rapidamente e resolver o problema antes que ele se expanda.
Em outras palavras, o planejamento de cenário de gerenciamento de crise não é apenas estar mais bem equipado para responder com eficácia a incidentes específicos.
O desenvolvimento de um plano de cenário de gerenciamento de crise também ajuda as equipes a identificar ameaças potenciais enquanto planejam e elaboram as tarefas, comunicações e informações necessárias para lidar com essas ameaças.
Lembre-se: um bom planejamento é aquele que proporciona bem-estar dos funcionários e público, protege a empresa da exposição legal, mantém a continuidade do negócio e reputação da marca.
Qual é o benefício final?
Como apresentamos, o benefício do planejamento de gerenciamento de crises é que ele ajuda as organizações a economizar tempo durante uma crise.
Em vez de decidir o que fazer, as equipes de crise podem se concentrar na execução e restauração rápida dos serviços.
Dicas rápidas para superar uma gestão de crise
Estar preparado é tudo quando surge uma crise. Abaixo, exploraremos como evitar problemas, identificar problemas antes que eles se expandam e acalmar as coisas se um problema já tiver ocorrido:
- Mantenha o ritmo da comunicação
Muitas empresas quando em crise esquecem de informar ou atualizar seus clientes sobre a situação de sua empresa.
As mudanças consideráveis na interação com o cliente são muito importantes. Portanto, compartilhar atualizações da comunidade relacionadas ao seu negócio e continuar proativamente a manter seus clientes informados é vital.
Sendo um negócio essencial, você deve enviar comunicações claras em tempo real sobre como os clientes podem entrar em contato com você com segurança.
Além disso, para manter seu negócio funcionando, você deve continuar a construir sua presença online.
Apenas tente simplesmente oferecer comunicação e engajamento extras para desenvolver ainda mais sua confiança e reconhecimento de sua marca em seus clientes.
- Analise a performance do seu negócio nas redes
O monitoramento de marca te ajuda com a possibilidade de obter recortes específicos de tempo, essa é uma maneira de saber como está a reputação da empresa ou figura pública no caso do monitoramento político nas redes sociais.
No caso de uma gestão de crise, é importante analisar os seguintes pontos:
- Postagens e avaliações que abordam seus produtos ou serviços de forma negativa.
- Comentários de funcionários insatisfeitos, talvez usando os próprios canais de sua marca para expor queixas.
- Problemas relacionados ao conteúdo que sua marca postou.
Não tome isso como uma lista definitiva, pois a gestão de crise varia de acordo com seu setor e negócios.
Passe algum tempo discutindo com outras partes interessadas para ver se você pode identificar outros riscos.
- Tente investir em SEO para longo prazo
SEO ou Search Engine Optimization é uma parte crucial de qualquer negócio. No marketing digital, tudo pode ser ignorado, menos o SEO. As pessoas podem perder a visibilidade devido a menos tráfego para chegar ao site. O SEO para indústrias é muito crítico para converter seu tráfego em vendas.
Além disso, investir em SEO para indústrias também contribui para um aumento no marketing de e-commerce, branding e gerenciamento de reputação. Você também pode investir em SEO para indústrias para processos de longo prazo, pois requer planejamento, execução, teste, medição, realização de uma auditoria de SEO e análise dos resultados.
Para se destacar da multidão durante e após a crise, você definitivamente deve trabalhar para fortalecer o SEO. Você também pode aproveitar uma crise como uma oportunidade para revisar suas ações/planos de longo prazo.
- Fique de olho na atividade do concorrente nas mídias sociais
A mídia social é uma ótima ferramenta de marketing digital que você pode usar para expandir seus negócios em todo o mundo. Você também pode dizer que a mídia social é uma grande plataforma de gerenciamento de crises que qualquer pessoa pode usar.
*Leia mais tarde: A diferença entre marketing de conteúdo e gestão de redes sociais
Portanto, se você ficar de olho constantemente na atividade de seu concorrente, será bastante benéfico para você considerar também suas estratégias de gerenciamento de crises. Para ficar à frente da concorrência, você não deve negligenciar a verificação das atividades de seu concorrente nas mídias sociais.
Com essa abordagem, você verá ameaças potenciais surgindo com novas ameaças. Além disso, você também fica sabendo o que seus concorrentes estão fazendo durante seus tempos difíceis e o que eles estão publicando e gerenciando seus negócios. Você também pode usar ferramentas para analisar os sites de seus concorrentes.
- Tenha um protocolo de desligamento rápido
Em teoria, cortar o acesso do usuário com sua ferramenta de senha deve ser suficiente para expulsar alguém dos canais de sua marca se eles o estiverem usando para fins nefastos. Certifique-se de que vários líderes da empresa possam fazer isso e evite novas postagens.
Com estas etapas você pode evitar uma gestão de crise ou caso esteja passando por uma, basta acionar o nosso time da Acústico que nós diagnosticamos os problemas e revertemos a situação! Entre em contato conosco hoje e comece a ver resultados