O inbound Marketing para indústrias, vem mudando a forma que as empresas investem em estratégias de marketing, e tornou-se um grande aliado daquelas que desejam melhorar a performance e gerar mais atração de leads para os seus objetivos.
Por esta razão, se tornou uma das estratégias mais assertivas, que possibilita com um conjunto de ações atrair e converter clientes ao usar conteúdo relevante e além de trabalhar a jornada de compra.
Se você deseja saber mais sobre a funcionalidade e por onde você deve começar, continue a leitura! 😊
O que é o Inbound Marketing?
O principal objetivo do Inbound marketing, também conhecido por “marketing de entrada” é atrair novos e potenciais consumidores para sua indústria, para que eles o procurem sempre que for necessário.
Com o inbound, as empresas criam conteúdo como blogs, postagens em mídias sociais, anúncios em mecanismos de pesquisa e sites otimizados em um esforço para atrair consumidores em busca de informações.
Como? Criando conteúdo de valor, informativo, divertido ou relevante que sirva de gancho para atraí-los para sua marca.
Em resumo e de forma clara, o objetivo do inbound marketing é atrair o tráfego certo por meio de coisas como postagens de blog, sites, SEO e engajamento de mídia social;
-converter esses visitantes em leads (como capturar um endereço de e-mail);
-fechar o negócio fazendo uma venda; e encantar os clientes com novos conteúdos e atendimento ao cliente eficaz.
Quais são as etapas do Inbound Marketing para indústrias?
Atrair:
A primeira etapa do funil de inbound marketing é atrair visitantes para o seu site. Mas você não quer atrair todos os visitantes, você quer atrair os visitantes certos.
Os componentes do estágio “atrair” de várias estratégias de Inbound marketing incluem: produzir conteúdo de qualidade, otimize os conteúdos, uma estratégia de SEO e atualize as suas redes sociais, pois este é um meio em que as pessoas podem enviar uma mensagem.
Converter:
Depois que os visitantes encontrarem seu site, você deseja criar um relacionamento com eles e transformá-los em leads.
Agora você pode pensar em criar: páginas de destino nos seus conteúdos, inserir CTA inteligentes, que possam chamar a atenção do seu possível cliente e enviar formulários para os prospects possam preencher com as suas informações, isto é:
no futuro, será possível coletar as informações e entrar em contato com essas pessoas, até porque se o mesmo preenche, é porque em algum momento foi impactado pelo seu serviço.
Fechar:
O estágio de “fechamento” do funil de marketing de entrada é onde você orienta os leads através do funil de vendas em direção à decisão final de compra.
Os componentes do estágio “fechado” nas campanhas de marketing para indústria de entrada bem-sucedidas incluem:
Implementar um software de CRM para organização, automação de marketing para otimizar as tarefas internas e nutrição dos leads com envio de e-books, conteúdos extras ou vídeo.
Encantar:
Fornecer ajuda e suporte para capacitar seus clientes a obter sucesso com suas compras.
Quando os clientes obtêm sucesso e compartilham esse sucesso com outras pessoas, isso atrai novos clientes em potencial para sua organização, criando um ciclo autossustentável, o Inbound marketing para indústrias te ajuda com essa demanda.
Inbound ou Outbound, qual é a melhor opção?
A princípio, o Inbound e outbound marketing são duas abordagens distintas que podem ser usadas de forma eficaz por conta própria ou até mesmo em conjunto.
Cada um tem seu conjunto único de vantagens e desvantagens.
Outbound é sobre você encontrar os clientes, é uma solução melhor de curto prazo com custos de longo prazo mais altos.
Enquanto o inbound cria conteúdo que ajuda os clientes a procurá-lo porque eles acham útil o que você tem para compartilhar, tende a ser a melhor solução de longo prazo com seu próprio conjunto de custos de investimento associados.
Fica a dica:
Antes de mais nada para determinar qual é a melhor opção para a sua indústria, você deve considerar seu negócio específico, público e seus objetivos de marketing, após esta análise é possível entender qual a melhor estratégia para o seu cenário atual.
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Até o próximo conteúdo 🙂