Em comparação a outros países, o Brasil é um país que historicamente demorou para criar um sistema que envolvesse a industrialização para destacar o país, para se ter uma ideia, enquanto a Inglaterra implementava a primeira revolução industrial, o Brasil ainda exercia o regime de escravidão e colonial.
Quer saber mais sobre o desdobramento da história e como o país é visto e conhecido atualmente? Continue a leitura e saiba mais!
Como surgiu a indústria no Brasil?
Diferente dos outros países, como dissemos, o país demorou para mapear e criar soluções para a indústria no Brasil.
Naquela época as prioridades eram outras e somente na terceira fase da industrialização que o governo e a classe burguesa conseguiram investimentos no setor que resultaram na compra de maquinários e aperfeiçoando do setor de transportes e energia, fator esse que tornou o país relevante, competitivo e apto para receber oportunidades das indústrias mundiais, integrando-se ao sistema capitalista global.
Com este investimento, oportunidades que pareciam distantes começaram a passar a existir e foram elas que impulsionam para o país se desenvolver, como, por exemplo: a exportação do café que gerou lucros, os imigrantes estrangeiros que traziam as técnicas e mão de obra para a fabricação de diversos produtos e consequentemente, o surgimento de uma classe urbana consumidora.
Resumo da linha do tempo
O início da criação da indústria no país aconteceu na Região Sudeste em 1930, somente em 1970 que expandiu e seguiu para outros lugares.
No final da década de 1990 e início dos anos 2000, houve uma injeção de investimentos estrangeiros nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos e metais. Foi no final da década de 1990 que muitas multinacionais se instalaram no país.
A partir de 2000, o padrão econômico brasileiro foi marcado por forte redução da vulnerabilidade externa, expansão do consumo privado baseado no crédito, melhor distribuição de renda e recuperação do gasto autônomo do governo.
As três fontes de crescimento (exportações, consumo privado e gasto público) elevaram a taxa de investimento da economia e o emprego formal.
Também, na década de 2000 o país voltou a ocupar uma posição de destaque no desenvolvimento nacional.
Políticas na indústria tecnológica e no comércio exterior voltadas para o fortalecimento e expansão da base industrial brasileira por meio da inovação foram essenciais para a competitividade do país.
E como está a indústria no Brasil atualmente?
Apesar de todas as fases de transformação e progresso da indústria no Brasil, o país continua dependente economicamente de outros países, para quem destina sua produção, seja ela industrial, seja agroindustrial, e também depende das tecnologias produzidas por países desenvolvidos.
O que denota uma fragilidade na economia nacional, pois faltam investimentos em pesquisa e educação, o que poderia ampliar a produção na área tecnológica e diminuir essa dependência.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para este ano a previsão da indústria no Brasil é a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 1,6% em 2023, sobre crescimento de 3,1% previsto para 2022.
A redução do ritmo de crescimento da economia deve ser provocada, principalmente, pelas altas taxas de juros, mas também pela inflação elevada e menor crescimento mundial.
Quais são as indústrias mais importantes atualmente no país?
O Brasil possui indústrias avançadas nas áreas de processamento de petróleo , automotivo, cimento, produção de ferro e aço, produção química e aeroespacial. Fora isso, a indústria de alimentos e bebidas é uma parte muito importante do sub setor manufatureiro.
A disponibilidade de mão de obra barata e a abundância de matérias-primas ajudaram o Brasil em seu desenvolvimento industrial.
E quais são as tendências tecnológicas para a Indústria no Brasil?
Independente do segmento, a tecnologia sempre fará parte do processo, pois se há novas inovações, a empresa precisa se atualizar e estar inserida para ser competitiva ao ponto de ser atual e estar na frente dos concorrentes.
Recentemente, a Forbes listou as 10 principais tendências tecnológicas para 2023 que toda indústria precisa estar atenta, são elas:
- Inteligência Artificial (IA);
- Web3;
- Mundo digital e físico;
- Natureza cada vez mais editável;
- Progresso quântico;
- Progresso em tecnologia verde;
- Os robôs se tornarão mais humanos;
- Progresso no sistema autônomo;
- Tecnologia mais sustentável;
Chegamos ao fim de mais um conteúdo, dessa vez abordando sobre a história da indústria no Brasil. O que você achou do conteúdo? Não se esqueça de deixar o seu comentário e continuar por dentro de todos os nossos conteúdos! Até logo 🙂