5 Métricas da jornada de compra para indústrias

imagem com uma pessoa segurando uma ferramenta sobre uma mesa, atrás existem outros equipamentos da indústria

O Marketing industrial possui suas particularidades, a jornada de compra para indústria pode ser mais complexa em alguns segmentos a efetivação da compra pode levar meses.

Por isso, entender com profundidade o seu segmento pode te ajudar a escalar o seus negócios estrategicamente.

Como trabalhar a jornada de compra?

A junção de estratégias de marketing para o mercado da indústria é uma das formas de alcançar novos clientes em potencial e se destacar dos concorrentes.

No entanto, apesar de já ter diversos meios de consultoria para alcançar este objetivo, qual seria o mais adequado para as vendas?

Preparamos este texto com todos os detalhes sobre a jornada de compra e seus principais elementos. Que tal continuar a leitura?

O que é a jornada de compra para indústria no marketing industrial?

O termo jornada de compra, como é conhecido também por Buyer Journey, significa as etapas que o cliente deve passar antes mesmo de efetuar a sua compra.

Ao conhecer a jornada na totalidade, você consegue acelerar esse processo, isto é: fazer com que as pessoas cheguem mais rápido à decisão de compra. No caso de quem já é cliente, também é possível acelerar o processo para gerar novas aquisições.

Em geral, para uma estratégia de marketing industrial de vendas, a jornada de compra é dividida em 4 etapas de identificação: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Mas, qual o significado de cada etapa?

Aprendizado e descoberta:

Nesse momento, de início de jornada de compra para indústrias, o consumidor ainda está totalmente “cru” e não sabe ou não enxerga muito bem qual o seu problema.

Mas já sabe que possui uma determinada necessidade.

Sendo assim, o seu objetivo é aprender e conhecer mais sobre o mercado que atua ou algum tema específico. Essa é a oportunidade de chamar a atenção dele, atraindo-o, para fazê-lo perceber que tem um problema. 

Reconhecimento do problema:

Agora que você já estudou e diagnosticou o problema, o próximo passo é elaborar ações para que o consumidor reconheça que há um problema a ser enfrentado.

Desta forma, é mais fácil compreender uma solução e consequentemente oferecer conteúdos capazes de fazer com que os usuários reconheçam os problemas.

Consideração da solução:

Esse é o momento de falar sobre as vantagens que a adoção do seu produto ou solução pode trazer para esse consumidor, sem falar diretamente sobre o produto.

Antes de mais nada, não assume que os clientes usarão o produto exatamente como você quer.

Em vez disso, identifique seus pontos problemáticos e projete seus produtos e recursos para atender a essas necessidades da maneira mais suave e simples possível.

Decisão de compra:

Nesta última etapa, o consumidor está comparando as opções disponíveis no mercado e pesquisando qual delas é a melhor para a sua necessidade.

Por isso, é importante destacar qual o seu diferencial, pois é neste ponto que a sua persona entenderá qual é o seu valor e a autoridade que a sua empresa tem no ramo em que atua, ou seja, convencê-lo que o seu produto é a escolha certa. 

Não construa apenas um produto, construa uma jornada de compra para sua indústria que seja simples para o sucesso dos seus clientes!

Concentrar-se no produto é importante, mas é igualmente importante não perder de vista toda a experiência do cliente.

Isso significa projetar seus esforços de vendas e marketing para tornar o mais fácil possível encontrar, comprar e começar a usar seu produto.

Assim também, para garantir que você esteja priorizando a simplicidade em toda a jornada do cliente, comece fazendo a si mesmo as seguintes perguntas:

Como podemos tornar mais fácil para os clientes entenderem e avaliarem nossas ofertas? Poderíamos fornecer menos produtos, recursos ou capacidades sem comprometer a eficácia de nossa solução?

Como podemos criar campanhas de marketing industrial direcionadas que falem com os clientes em seu idioma, no momento e no local que é mais útil para eles?

Como podemos tornar os nossos preços mais transparentes e consistentes?

Preços variáveis com base na fidelidade, temporada, local de compra, canal ou dados demográficos podem aumentar os lucros, mas também aumentam a complexidade para o cliente

Como podemos otimizar o layout na loja e aproveitar as tecnologias de ponto de venda (ferramentas como recomendações automatizadas para produtos relacionados, pagamentos móveis, etc.) para criar uma experiência de compra sem atrito?

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem inúmeras oportunidades para simplificar a jornada de compra para indústria.

Se você está consolidando produtos semelhantes em uma única oferta, investindo em um método de pagamento digital conveniente ou mesmo apenas instituindo preços de número redondo.

Em suma, qualquer coisa que você possa fazer para reduzir a carga mental de seus clientes melhorará sua experiência e sua percepção de sua marca.

Curtiu o conteúdo? Não se esqueça de deixar o seu comentário e nos acompanhar nas redes sociais! Até breve!

Compartilhe nas mídias sociais:

Comente o que você achou:

Gerando estratégias através do ouvir.

INSTITUCIONAL