Marketing B2B e B2C, quais são as diferenças?

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Investir em marketing digital é uma estratégia eficiente, e que traz inúmeros benefícios, por essa razão as empresas B2B e B2C estão apostados cada vez mais em uma experiência completa de marketing.

Este reflexo é visto a todo instante no mercado, pois segundo uma pesquisa da The CMO Survey, em 2021 cerca de 58% das empresas investiram o seu dinheiro em Marketing Digital, representando um aumento de 15,8% comparado ao ano anterior.

Sendo assim, se enxergamos o cenário atual de 2023, em que há mudanças no mercado publicitário, experiência híbrida, novas tecnologias em jogo, isto é: metaverso, chat GPT ou inteligência artificial, a tendência é que haja novas oportunidades e possibilidades, ou seja, empresas investindo em marketing digital para diferentes frentes de atuação.

No entanto, quando se trata dos ciclos de compra, modos de comunicação e como as empresas constroem relacionamentos com seus clientes, cada mercado enxerga de uma forma.  Afinal, quais são as principais diferenças do marketing B2B e B2C? É sobre isso que iremos abordar no conteúdo de hoje, partiu continuar? 😊

Como funciona o Marketing B2B?

Conhecido como “Marketing Business to Business” (B2B) envolve lançar seu produto para outras empresas que podem estar procurando maneiras de obter eficiências e resolver problemas em seu fluxo de trabalho diário ou abrir novos caminhos de receita. Também pode envolver a construção de relacionamentos ao longo do tempo, à medida que você faz incursões em direção a fluxos adicionais de renda da mesma empresa para diferentes produtos e serviços.

E o Marketing B2C?

Empresas “Business to Consumer” (B2C) vendem para clientes comuns. A rede que você lança para o marketing B2C é muito mais ampla do que a B2B, levando em uma maior variedade de dados demográficos, grupos socioeconômicos e gostos.

Por essa razão, o marketing B2C é mais sobre emoção. Você deseja criar conexões emocionais com os clientes e fazer coisas que os convençam a fazer compras o tempo todo. Seu conteúdo de marketing é mais emocional – pode ser engraçado, alegre ou jogar com os interesses particulares dos clientes.

Conheça as principais diferenças do B2B e B2C!

A principal diferença entre o marketing B2B e B2C se resume a quem você está direcionando a estratégia do marketing. Há muitas nuances para capturar o tom certo, o humor e oferecer o tipo certo de incentivos para comprar do seu negócio.

Enquanto o marketing B2C se concentra em soluções rápidas e conteúdo agradável, o marketing B2B está mais preocupado em construir relacionamentos e provar o retorno sobre o investimento de um produto para um cliente empresarial. Além disso, há outros pontos de diferença que ao serem percebidos, notamos estratégias diferentes, confira:

Relacionamentos: É provável que uma organização B2B se concentre na criação de relacionamentos pessoais duradouros com os clientes. É mais voltado para garantir contratos e gerar negócios a todo instante. As empresas B2B querem ter a confiança de seus clientes para que eles continuem voltando para mais.

Por outro lado, as organizações de empresas B2C se concentram mais no lado transacional das coisas, são menos receptivos a nutrir relacionamentos pessoais e mais sobre incentivar as pessoas a comprar coisas. Essas empresas criam campanhas de marketing que visam coisas como aumentar sua visibilidade, gerar leads e fazer com que as pessoas comprem coisas ativamente.

Público Alvo: Conhecer o público é um dever de casa simples, mas extremamente importante para uma campanha de marketing bem sucedida. Para uma empresa B2B, o ideal é de que a empresa ofereça um bom ajuste para o seu cliente, ou seja, após determinar as diferentes partes interessadas e como comercializar para elas, seu produto estará sujeito a uma variedade de testes para provar que é um bom ajuste. Ao vender seu produto para uma empresa, você precisa passar pelos requisitos de segurança de um comprador.

Já o B2C, é necessário que você construa a confiança no mesmo instante. Sendo assim, você pode postar depoimento dos clientes no site, compartilhar uma avaliação brilhante em um de seus anúncios ou apresentar pessoas comuns que fazem com que o uso de seu produto pareça fácil ou divertido e precisa aparecer onde seus consumidores estão, seja nas mídias sociais, nas caixas de entrada de e-mail ou nos mecanismos de pesquisa, como na primeira página do Google.

Imagem de Marca: O B2C adota uma abordagem diferente para a marca. Aqui, você tem que criar mensagens emocionais e conexões com o consumidor. Entregue uma imagem de marca com a qual as pessoas se relacionem, o que as incentiva a comprar coisas de você.

Um site B2C não se parece em nada com um B2B porque está configurado para transmitir mensagens de marca e se conectar com o consumidor em um nível emocional. O erro que muitas empresas B2B cometem é que elas seguem as tendências típicas de web design B2C. Isso resulta em um site que transmite o tipo errado de imagem de marca.

Em vez disso, você precisa de uma agência de web design B2B para ajudá-lo a criar um site que pareça certo. Ele deve ser estruturado de uma forma que pareça autêntica e importante, mostrando que sua marca está fortemente posicionada em seu mercado.

Ciclo de compra: Na maior parte, os ciclos de compra B2B serão mais longos do que os ciclos de compra B2C. No mundo B2C, as empresas estão lidando com consumidores individuais, há diversos decisores, ticket médio alto e, muitas vezes, envolve toda a operação. Portanto, a estratégia de marketing se concentra em movê-los através da jornada do comprador o mais rápido possível, enquanto as coisas diferem no mundo B2B.

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