Como é feito Marketing para indústrias ou Marketing Industrial?

O mercado está acelerado e em ritmo de crescimento, ocasionando em um cenário competitivo, mas com a busca pelo diferencial e por estratégias de marketing para indústrias o marketing industrial que favoreçam o desempenho e visibilidade do negócio. 

Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital Vendas no Brasil”, realizada pelas agências de consultoria Resultados DigitaisMundo do Marketing e Rock Content, mostra que 67% das organizações consideram que suas estratégias de marketing são eficientes. 

Além disso, 73% das empresas estão direcionando seus investimentos de marketing principalmente para produção de conteúdo. Investir mais em redes sociais, na infraestrutura de blog ou site e mídia paga também são algumas das principais metas das companhias brasileiras.

No entanto, você sabe o que é marketing para indústria?

De forma simples e objetiva, trata-se de uma estratégia que visa alcançar consumidores em potencial e transformá-los em clientes dos produtos ou serviços que a indústria fornece. 

Uma das principais razões para criar uma estratégia de marketing industrial é ajudar a se conectar com as pessoas certas e identificar não apenas quem são seus clientes e o que eles querem de sua empresa, contudo obter informações sobre maneiras de alcançá-los.

Passos para construir uma estratégia de marketing industrial

  1. Comece com um objetivo

Seus objetivos de estratégia de marketing devem estar alinhados com os seus objetivos gerais do negócio.

Por exemplo, se o seu principal objetivo é alcançar um determinado nível de receita, o objetivo da sua estratégia de marketing industrial pode ser aumentar os visitantes e as conversões do site em um determinado valor.

Deste modo, caso você não tenha identificado qual é o seu objetivo, não se preocupe, basta entrar em contato conosco que realizamos uma consultoria de marketing completa para identificar qual o ambiente digital mais adequado para a sua indústria. 

  1. Faça sua análise de marketing

Primeiramente, antes de começar a fazer uma estratégia de marketing para indústrias, você precisa entender o mercado em que vai operar. A análise de marketing é fundamental para cada etapa desse processo. No entanto, inicialmente, você precisa ter uma ideia das condições atuais, tanto interna quanto externa.

Concentre-se em seus pontos fortes e fracos como um negócio, assim como o mercado tem se saído recentemente. Procure tendências emergentes e estabelecidas, quais são as abordagens que os concorrentes estão implementando no ambiente digital e considere como você poderia aproveitá-las. 

  1. Conheça seus clientes

Nesta fase, você precisa identificar alguns de seus mercados-alvo e considerar suas personas de clientes. Por exemplo: quem é o seu cliente em potencial? Qual assunto do setor pode interessá-lo? Por que eles usam o seu serviço/produto? Como a sua indústria pode ajudar? 

Logo após, ter todas essas respostas, é importante também conhecer e estabelecer qual o seu produto e recurso que você deseja impulsionar com as estratégias de marketing para a indústria.

Estabelecendo as métricas e metas do marketing para indústrias

Essas são maneiras de estabelecer empatia e aproximação, se colocar no lugar do usuário e entender o que ele precisa e como você, como empresa, pode fazer a diferença e causar um impacto positivo.

  1. Invista em Tecnologia de Marketing Industrial

As empresas mais bem-sucedidas, fabricantes e empresas industriais usam várias ferramentas e tecnologia de marketing digital para lhes dar uma visão completa de seus esforços. No mínimo, você deve investir em um site atualizado e moderno. 

Todos os seus esforços de marketing industrial podem não produzir resultados de alta qualidade sem a base de um site gerador de leads. Por que é tão importante?

Mais de 70% dos compradores B2B de hoje são millennials e estão usando seu site para determinar se devem ou não enviar pedido de informação (RFIs).

  1. Configurar relatórios e estabelecer métricas e metas

Assim também, os dados são tudo quando se trata de marketing e melhorar o seu negócio em geral. Documentar seus esforços e configurar relatórios no início da estratégia é a prática recomendada para ter uma visão vitalícia das métricas da campanha. 

Existem muitos componentes envolvidos no marketing industrial se você quiser gerar leads qualificados.

Com isso, normalmente, as principais métricas que farão toda a diferença no planejamento do marketing para indústria são:

Tráfego por site, custo por lead e taxas de conversão de aterrissagem.

  1. Alinhe sua estratégia de marketing às necessidades de crescimento da sua empresa

A maioria dos profissionais de marketing industrial ou marketing para indústrias comete o erro de atualizar seu site e deixá-lo como está, pensando que essa é a extensão de uma estratégia de marketing.

Mas com a otimização adequada, seu site pode servir como um componente importante para quase todas as suas operações de negócios.

Pontos positivos da maturidade digital em indústrias

Um site de qualidade pode, em última análise, melhorar muitas ações normalmente realizadas por vários departamentos, não apenas marketing e vendas.

Um site pode melhorar o atendimento ao cliente, a engenharia e até mesmo a contabilidade.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!

Antes de mais nada, caso tenha ficado com dúvidas basta nos acionar que o nosso time de especialistas está à disposição para te atender e fazer a diferença no marketing da sua indústria!

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