Quais são as tendências para 2023

O mercado digital está mudando para sempre à medida que mais pessoas se encontram online e a demanda por tecnologia cresce. Como consumidores, esperamos muito dos negócios on-line, e a experiência do usuário desempenha um papel importante na compra ou não de um serviço ou produto.

A seguir, separamos algumas das principais tendências para este ano, esperamos que gostem:

  1. Coleta de dados de terceiros por meio de práticas como a criação de formulários.

Big data tornou-se significativamente mais importante para as empresas do que nunca. No entanto, a forma como coletamos dados teve que mudar devido às leis de privacidade em vigor em todo o mundo.

Quando se trata de marketing digital, uma grande tendência em 2023 provavelmente envolverá as empresas a serem mais proativas na coleta de informações por meio de várias práticas. Por exemplo, a criação de formulários pode ajudar a descobrir informações de seus clientes que podem influenciar o lançamento de seu próximo produto ou serviço.

  1. Maior projeção do podcast nas estratégias de marketing digital

O podcast de marketing se tornou um dos formatos de informação e entretenimento mais populares. Mais e mais pessoas estão ouvindo podcasts, tornando-se uma grande oportunidade para as marcas. Além disso, 63% dos ouvintes compraram ou pesquisaram produtos e serviços que ouviram em um podcast. A cada dia, mais e mais empresas estão usando este canal para aumentar a conscientização, atingir novos públicos e gerar presença de marca.

Um dos aspectos mais marcantes do podcast em marketing é que ele é muito acessível ao usuário, pois pode ser ouvido a qualquer momento e isso gera uma vantagem competitiva bastante grande em relação a outros canais que exigem maior concentração. Mais e mais pessoas estão ouvindo podcasts, então há uma grande oportunidade para as marcas considerá-lo em sua estratégia de marketing digital. 

  1. Plataformas de mensagens em tempo real são ótimas para coleta de dados

Os consumidores querem tudo, e querem tudo o mais rápido possível. Com muitas equipes de marketing, as plataformas de mensagens em tempo real se tornaram uma excelente oportunidade para atingir os clientes de forma rápida e direta e para coleta de dados.

Como profissionais de marketing digital, quanto mais essas plataformas de mensagens em tempo real amadurecem, mais elas podem lucrar quando se trata de dados do cliente. Eles quase podem se tornar um hub de dados que pode armazenar tudo o que você precisa para entender mais sobre seu cliente do que nunca.

Leia mais tarde: Como funciona o Inbound Marketing na Indústria?

  1. Marketing de influência

A maneira como o marketing de influenciadores funciona está evoluindo. As marcas precisam se adaptar para ficar à frente.

O marketing de influenciadores não é novidade. No entanto, a forma como as marcas alavancar influenciadores está mudando. Da utilização de influenciadores menores para trabalhar em campanhas multi-influenciadores em larga escala, o marketing é uma maneira brilhante de as marcas se envolverem com seu público.

  1. Branding e valores da marca

Após os meses de covid-19, o comportamento do consumidor mudou significativamente. A nível digital, as marcas ainda geram interesse, mas não vendem tanto como antes da pandemia. Os usuários agora estão ficando mais tempo nos estágios de conscientização e consideração do funil superior. Por esse motivo, é importante reforçar nossas estratégias de funil completo com campanhas eficazes de reconhecimento e reconhecimento da marca.

E nessa linha, o branding e os valores da marca são muito importantes e se tornam essenciais para impulsionar o crescimento dos negócios. Afinal, eles são o valor adicional que um produto ou serviço obtém por ter uma marca. Essa tendência continuará crescendo no próximo ano, com novas marcas e produtos surgindo a cada dia, por isso criar essa vantagem competitiva em relação aos concorrentes é fundamental para se destacar aos olhos dos consumidores.

  1. Chatbots serão encontrados em mais sites para experiência do usuário

Os chatbots tornaram-se mais úteis para os profissionais de marketing e, como tal, tornaram-se mais uma fonte de investimento. Eles ajudam as pequenas empresas e aquelas que operam apenas algumas horas do dia a responder a perguntas e se envolver com clientes que possam precisar de assistência fora do horário de trabalho.

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